Nível 4 – Mudando as Regras do Jogo

Vamos imaginar o seguinte cenário: um certo grupo de amigos que torce para o time Meteoro de Pégasus tem o costume de se reunir na casa de um deles e comer várias pizzas, sempre que acontece algum jogo do seu time.

Agora são 19 horas, hoje tem jogo do Meteoro de Pégasus, todos já estão reunidos e a partida já começará daqui há 30 minutos.

Então, um deles levanta-se repentinamente e grita: A PIZZA!

Eles tinham esquecido de comprá-la.

Isso, inclusive, não é novidade, porque eles sempre esquecem e alguém é destacado para sair correndo loucamente em busca de comprar as pizzas de última hora.

Porém, sempre é um tormento, porque o que acontece é uma verdadeira peregrinação de porta em porta, nas pizzarias mais próximas do local onde eles estão reunidos.

O problema é que nem sempre eles encontram. Também muitas vezes acontece de demorar muito para as pizzas ficarem prontas, e o comprador acaba deixando o endereço de entrega para não perder o início do jogo, mas as pizzas só chegam depois que o jogo termina.

Situação chatinha, não é?

Mas… E se isso não precisasse acontecer? E se a primeira pizzaria que o enviado encontrar, já tiver as pizzas prontas para entrega?

Melhor, e se eles nem sequer precisassem sair para comprar pizzas, porque a pizzaria já os conhece, sabe que eles torcem para o Meteoro de Pégasus, sabe que eles gostam de comer pizzas assistindo ao jogo e já faz o envio das pizzas antecipadamente de forma que o entregador chega com as pizzas prontas 5 minutos antes de o jogo começar?

Acho que talvez a frase “Isso non ecziste” do Padre Quevedo deve estar passando na sua mente agora, mas o fato é que existe sim, e é o que comento no vído “Tendências de Mercado no Vale do Silício e sua relação com Micro e Pequenas Empresas no Brasil”, que você pode ver logo abaixo:

Como você pode ver no vídeo, a pizzaria que faz isso é a Domino’s Pizza.

Ela utiliza sistemas baseados em Inteligência Artificial, alimentados por dados da Big Data, e como consequência, sempre que alguém entra em contato para pedir pizza, eles conseguem:

  1. Registrar o pedido;
  2. Associar com o histórico de pedidos realizados;
  3. Procurar, na Big Data, por eventos em comum que aconteceram nos momentos em que os pedidos foram realizados;
  4. Cruzar os resultados obtidos com algum possível padrão encontrado no histórico de pedidos;
  5. Procurar por insights.

E é justamente o resultado, os insights, que sugerem para a Domino’s os momentos em que cada cliente geralmente costuma pedir pizzas, o que possibilita um movimento extremamente valioso nos negócios: antecipar o movimento dos cleines.

Quando você antecipa o movimento (nesse caso, o pedido) dos clientes, fica melhor pra todos, porque:

  1. O cliente tem o produto dele na hora que ele precisa (ele não passa pela decepção de receber as pizzas somente após o término do jogo);
  2. E empresa consegue atender todos (ou muito mais) clientes e evitar momentos de pico, pois em vez de esperar que os clientes venham, a própria pizzaria é quem busca os clientes, não pra fazer ofertas desnecessárias, mas para antecipar o que o cliente já iria pedir;
  3. E como resultado, a empresa consegue vender muito mais e passa a ser muito mais querida dos seus consumidores.

Você consegue ver que, com sua empresa funcionando dessa forma, você passa para um outro nível?

E os benefícios não param por aí. Conforme comento no vídeo de apresentação da série Fábrica de Ideias Contra o Coronavírus, como você pode ver logo abaixo, a Ant Financial funciona quase que inteiramente com softwares de Inteligência Artificial.

Veja que empresas que funcionam quase que inteiramente sobre softwares de Inteligência Artificial representam não somente um vislumbre dos novos tipos de empresas e de inúmeras oportunidades para novos negócios, como também uma gigantesca ameaça para quem optar por não se atualizar e entrar de vez no mundo digital.

Agora, para completarmos o nosso Modelo de Maturidade, resta apenas mais um degrau: o Nível 5 – Novos Negócios!

Dá uma olhadinha lá! :D