Escolha uma Página

Nível 5 – Novos Negócios

Vamos dar uma recapitulada no que vimos até agora nos outros modelos de maturidade, imaginamos que uma empresa de nome Volátil Variedades passou por todos os níveis, até o quarto nível:

  1. No Nível 1, a empresa passou por um grande processo de organização, desde o cálculo correto do preço de vendas (eliminando os lucros imaginários e investindo mais nos produtos que lhe dão mais lucros), e organizou por completo o seu setor contábil, deixando de pagar impostos em duplicidade, deixando de pagar multas por erros nas informações (ou correr o risco de pagá-las) e, principalmente, planejando seus movimentos antecipadamente sob a ótica contábil, visando a economia no pagamento de impostos;
  2. No Nível 2, a empresa aprendeu que depender unicamente do mundo físico ficou no passado, que é no mundo Digital que as pessoas permanecem na maior parte do tempo, e é por lá que se deve atrair as pessoas para aumentar drasticamente as vendas. Na verdade, mais que atrair pessoas, é por lá que se deve oferecer Experiências de Consumo para os clientes, e criou sites, aplicativos, redes sociais e integrou todos esses recursos, de forma que foi possível possibilitar aos clientes novas experiências, de consumo, que poderiam tanto começar quanto terminar no Físico ou no Digital;
  3. No Nível 3, a empresa aprendeu que, através dos recursos digitais, é possível não somente acompanhar clientes através de todo o processo da jornada de compras, mas também guiá-lo por essa jornada. Aqui a empresa passou a criar e publicar conteúdos gratuitos massivamente, de forma que passou a fazer-se presente diariamente na vida das pessoas, fazendo com que clientes deixassem de ser clientes e passassem a ser fãs da marca;
  4. No Nível 4 a empresa aprendeu a importância e o impacto da Inteligência Artificial, fazendo com que seus recursos digitais passassem a:
  • Identificar o melhor momento para fazer propostas para clientes, e fazê-las, apenas enviando mensagens pelo app, por SMS ou pelo WhatsApp, no momento em que o prospect está pronto para tomar a decisão de compra, elevando drasticamente o total de vendas;
  • Agilizar o atendimento dos clientes em muitos casos (chatbots), avaliar o histórico de interações dos clientes com a empresa e cruzá-lo com dados da Big Data a fim de obter insights, como a oferta de outros produtos similares que os clientes poderão comprar;
  • Automatizar inúmeros processos padronizados e repetitivos, como a emissão de documentos fiscais;
  • Obter insights de novos produtos que devem ser ofertados aos clientes, com base nos padrões de consumo mais recentes observados no município, região ou estado.

Após isso tudo, você deve ter percebido que, uma empresa que passa por todos esses níveis, e aplica pelo menos parte das técnicas e ferramentas cabíveis em cada nível, não permanece sendo a mesma empresa. Ela se torna uma empresa completamente diferente.

E a empresa que nasce a partir desse processo é uma empresa mais atual, mais digital, mais lucrativa, mais organizada e não somente mais autogerenciável, mas também e principalmente autossustentável.

Um outro resultado possível, é que naturalmente surjam outras e novas empresas, para aplicações mais específicas.

Fizemos até um vídeo bem interessante e muito rápido, que é muito importante que você o veja. Seu título é: “Transformação Digital: Entenda de Uma Vez por Todas”. Dá só uma olhadinha:

Bom, mas o fato é que são raras as empresas que conseguem de fato passar por todos esses níveis ou, em outras palavras, são raras as empresas que conseguem passar completamente pelo processo de Transformação Digital.

Isso se deve porque, como cada empresa é uma realidade, cada empresa oferece obstáculos diferentes à mudança, a começar pelas próprias pessoas que compõem a empresa, independentemente do cargo que a pessoa ocupe. Isso porque todas as pessoas, naturalmente, oferecem resistência às mudanças.

E foi justamente por isso, por tentar ajudar com uma espécie de bússola para a Transformação Digital, que criamos essa sequência de níveis. Afinal, quando temos algum referencial, conseguimos ao menos em parte entender se o que estamos fazendo está ou não de acordo com tal referencial. Concorda?

Além disso, estamos aqui para ajudar você e sua empresa a passarem por esse processo. Não se preocupe, você não está sozinho! Você não está sozinha!

Se tiver alguma dúvida, basta nos contactar por nossas redes sociais ou por aqui mesmo, através do e-mail evertonpatricio@imperiosoftware.com.br.

Mas, enquanto você estiver estudando sobre a Transformação Digital, espero que você aproveite bem o conteúdo gratuito que publicamos tanto nas nossas redes sociais quanto no YouTube.

Tenho certeza que será de grande ajuda para você e para sua empresa.

Abraços, muito sucesso, e até logo! :D